Com mais 152 casos de dengue, 2019 já chega perto do ano passado inteiro

0
1899

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Saúde Coletiva, confirmou nessa sexta-feira (18), de uma só vez, 152 novos casos de dengue em Bauru, todos referentes a este ano. Assim, em 2019, a cidade já contabiliza 214 registros autóctones, cerca de 12 por dia.

Também foram confirmados, nesta sexta-feira, casos da doença referentes ao ano passado, fechando 2018 com 241 pessoas com dengue. Ou seja, somente nos primeiros 18 dias deste ano, o número de registros já está próximo do total do ano passado inteiro.

A grande quantidade de novos casos deixa Bauru praticamente inserida em um quadro de epidemia, alerta adiantado pelo JC desde o final do ano passado. Diante desse contexto alarmante, a Secretaria de Saúde já começou a colocar em prática o Plano Municipal de Enfrentamento da Dengue, que envolve uma força-tarefa com diversas ações tanto no âmbito da assistência de saúde quanto de vigilância epidemiológica.

Um dos aspectos que mais preocupam é a entrada do vírus tipo 2 na cidade, que não circulava há sete anos no município.

NEBULIZAÇÃO

Uma das ações que tem sido realizada é a nebulização. A aplicação do inseticida começou nesta terça na região Noroeste da cidade. Ela, que ocorre sempre no período noturno, passará pelos seguintes bairros até o início de fevereiro: Fortunato Rocha Lima, Parque Primavera, Parque Roosevelt, Santa Fé, Jardim Andorfato, Parque Jaraguá, Santa Edwirges, Jardim Vânia Maria, Núcleo Residencial Alto Alegre, Jardim Progresso, Jardim Coral, Cidade Jardim, Vila Marajoara e Jardim Petrópolis (veja o cronograma completo no site http://www.bauru.sp.gov.br).

Durante a nebulização, a população deve adotar algumas medidas: manter abertas portas, janelas e cortinas para facilitar a entrada do inseticida na casa; cobrir alimentos, filtros de água, utensílios de cozinha e roupas; guardar em lugares fechados bebedouros de animais, gaiolas de passarinhos e aquários; manter crianças, idosos e pessoas alérgicas em um cômodo com porta e janelas fechadas, assim permanecendo por 30 minutos após a aplicação; e ficar dentro de suas residências no momento da aplicação do inseticida.

Vale lembrar ainda que o inseticida mata somente o mosquito adulto que estiver dentro e fora da casa no momento da aplicação. Por isso, a participação da população em eliminar criadouros é essencial .

HISTÓRICO

Todo o alerta é mais do que necessário, uma vez que a dengue já castigou Bauru em um passado recente. A primeira grande epidemia na cidade foi em 2007, seguido de 2011, ano em que o município registrou a primeira ocorrência de óbitos pela doença, quando seis pessoas morreram.

As pesquisas realizadas pela Secretaria de Saúde, que analisou o quadro envolvendo a dengue de 2000 até 2018, constatam que o aumento de casos se manifesta em períodos cíclicos, em anos ímpares. Em 2013, o município apresentou 7.434 casos e dois óbitos. Em 2015, foram 8.482 ocorrências e seis óbitos. 2016 apresentou um número menor de registros, porém, houve um óbito.

Fonte: https://www.jcnet.com.br/Geral/2019/01/com-mais-152-casos-de-dengue-2019-ja-chega-perto-do-ano-passado-inteiro.html

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!