Verão começa oficialmente nesta sexta-feira

0
788
People are seen on Barra da Tijuca beach in Rio de Janeiro, Brazil December 18, 2018. REUTERS/Sergio Moraes

O início do Verão 2018/2019 acontece hoje às 20h22, para estados com horário de verão, como é o caso de São Paulo. Esse dia é chamado de Solstício de Verão. O verão 2018/2019 terminará no dia 20 de março de 2019, às 18h57 e promete ser um dos mais quentes dos últimos anos. Uma mostra de recordes em temperatura o Estado de São Paulo já vive há pelo menos uma semana. As capitais de São Paulo e Rio já bateram recorde.

Bandeira Verde

Mesmo com a previsão de que o verão será um dos mais quentes dos últimos tempos, o país não deverá enfrentar problemas com o abastecimento de energia elétrica, e a bandeira tarifária deverá permanecer verde, pelo menos até o mês de janeiro. A previsão foi feita pelo diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Eduardo Barata, em entrevista na qual fez um balanço da situação do país do ponto de vista energético.

Segundo Barata, isso será possível porque os reservatórios fecharão o ano em condições melhores do que as do ano passado e porque a oferta de energia aumentou, principalmente no Sul e também na Região Nordeste, com o crescimento da disponibilidade de energia eólica.

“Neste ano estamos terminando a estação seca em condições melhores do que em 2017. Houve aumento da geração [de energia] eólica na Região Nordeste, com ventos excepcionais, aliado ao aumento da oferta de energia das usinas do Rio Madeira. A geração adicional que temos em Belo Monte e na bacia do Rio Paraná nos dá conforto para ter um verão sem sobressalto”, disse o diretor do ONS.

Barata lembrou, porém, que a manutenção da bandeira verde (que significa energia mais barata para o consumidor) é uma atribuição da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). “Mas essa conjunção de fatores nos leva a crer que, pelo menos até janeiro, a bandeira tarifária não deverá mudar.

RECORDE

As cidades de São Paulo e Rio bateram esta semana o recorde de calor para o ano de 2018, segundo medições do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Em São Paulo, foi registrada a temperatura de 34,4°C no Mirante de Santana, na zona norte. Nessa quinta (20), foi o nono dia consecutivo em que a temperatura máxima na capital paulista fica igual ou acima de 30°C na medição do Mirante de Santana.

No Rio, os termômetros chegaram a marcar 40,6ºC na estação meteorológica de Santa Cruz, na zona oeste, na última terça-feira. O recorde anterior era de 39,6°C, no dia 13 de dezembro. A sensação térmica no Rio nesta quinta chegou aos 43°C às 14 horas, com temperatura do ar de 38°C.

Essa é a primeira vez neste ano que a temperatura na capital fluminense chega à casa dos 40ºC. A última vez que isso ocorreu foi em 16 de novembro de 2017, quando foram registrados 40,5°C.

SolstícioO verão é a estação que sucede a primavera e antecede o outono. No Hemisfério Sul, onde está localizado o Brasil, esta estação é caracterizada por apresentar dias mais longos que as noites, clima quente e chuvas constantes, em decorrência da rápida evaporação das águas pelo calor do Sol. A chegada de uma frente fria ao Estado de São Paulo deve causar temporais, mas as temperaturas continuam em alta. O calor também deve continuar no Rio. Há previsão de pancadas de chuva a partir de hoje.

Fonte: https://www.jcnet.com.br/Nacional/2018/12/verao-comeca-oficialmente-nesta-sextafeira.html

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!