Prefeitura tem ‘superferiado’ de 5 dias

0
667

A Prefeitura de Bauru terá cinco dias de recesso a contar desta quinta-feira (15), feriado da Proclamação da República. O descanso prolongado, que também será seguido pela Câmara de Vereadores, termina apenas na terça-feira (20), data em que a totalidade dos trabalhadores municipais voltará à ativa. Vale destacar que os serviços básicos seguem durante esses dias. Nas repartições estaduais e federais, o retorno ao serviço ocorre na segunda-feira.

O prefeito Clodoaldo Gazzetta diz que antecipou o ponto facultativo do Dia da Consciência Negra, nacionalmente celebrado na terça (20), para segunda-feira em Bauru, justamente para evitar que a situação gerasse falta em massa ou outro ponto facultativo, além do de sexta-feira. Se isso não fosse feito, poderiam ser seis dias sem expediente.

Mesmo assim, o recesso prolongado do poder público gerou críticas. A reportagem foi ao Calçadão ontem e o assunto é polêmico.

Apesar do “superferiado” da prefeitura, o Executivo esclarece que serviços essenciais, como os de urgência e emergência médica, além da coleta de lixo e alguns outros, como parte da manutenção e limpeza da cidade, serão mantidos.

A Emdurb informou que terá expediente normal nesta sexta e segunda-feira, dias de ponto facultativo na prefeitura e na Câmara.

Já o DAE seguirá o expediente do Executivo e Legislativo e manterá plantões para urgências e falta de água apenas pelos telefones 0800-7710-195 e 3235-6140 ou 3235-6179 (para ligações feitas por celular).

DESCONEXÃO

Para o economista Reinaldo Cafeo, o prolongamento de feriados com pontos facultativos, considerando o atual momento de recuperação financeira do País, demonstra desconexão entre setor público e privado.

“É um comportamento completamente distante do que se espera em um momento de sacrifícios. Era a hora de o poder público em geral dar o exemplo e dizer: ‘estamos juntos nessa”. E de mostrar ao trabalhador comum foco na produtividade. Ao invés disso, prolonga o descanso e passa a impressão de certo comodismo para a população”, comenta Cafeo.

Por outro lado, o economista ressalva que o recesso faz girar a economia para certos setores. “Mas as perdas são maiores do que os ganhos neste momento”, conclui.

OUTRO LADO

Gazzetta, por sua vez, defende que o recesso gera contenção de gastos desnecessários por parte da prefeitura. “O ponto facultativo é ruim, mas é algo importante para a economia em um feriado assim. Muitos funcionários poderiam emendar a sexta e os alunos das escolas também, o que geraria gastos à toa do município com luz e água”, cita Gazzetta, explicando que antecipou o ponto facultativo em comemoração à Consciência Negra para evitar situações assim.

Apesar disso, ele diz não lembrar de um feriadão tão prolongado quanto esse. “Acho que nunca aconteceu na minha gestão, cinco dias assim. Mas temos que respeitar o calendário nacional e local”, observa. “E não é porque antecipamos a Consciência Negra que não iremos comemora a data. Na terça-feira, teremos atividades alusivas na prefeitura”, ressalta.

Sobre o recesso, o presidente da Câmara, Sandro Bussola, ressalta a importância do ponto facultativo em respeito ao Dia da Consciência Negra e diz que o fato de emendar não prejudica o trabalho no Legislativo. “Os próprios servidores nos procuram, porque querem descansar. O recesso não prejudica o trabalho da Câmara. Pelo contrário, até facilita e gera economia. Por isso, vemos com tranquilidade essa questão, até porque os serviços essenciais são mantidos na cidade”, finaliza.

Mais serviços

Durante o feriadão, o Zoológico Municipal permanecerá aberto ao público das 8h às 17h e o Jardim Botânico das 8h às 16h.

A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento informa que as feiras livres tradicionais funcionarão normalmente no feriado, exceto segunda-feira.

Os Ecopontos estarão fechados no dia 15, mas abrem normalmente na sexta-feira, no sábado e na segunda-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

O Poupatempo fecha quinta e reabre somente na segunda, dia 19. O Conselho Tutelar atende em sistema de plantão todos os dias pelo telefone (14) 99148-1203 (o quadro completo com o tradicional ”abre e fecha’ com os principais serviços você confere na edição de amanhã do Jornal da Cidade).

 

Fonte: https://m.jcnet.com.br/Geral/2018/11/prefeitura-tem-superferiado-de-5-dias.html?utm_source=Whatsapp&utm_medium=referral&utm_campaign=Share-Whatsapp

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!