Viaduto na Cruzeiro pode ser confirmado

0
1037

A construção de um viaduto na avenida Cruzeiro do Sul no cruzamento com a Rodovia Marechal Rondon está perto de ser confirmada. Nessa quarta-feira (17) à tarde, em reunião em São Paulo, o prefeito Clodoaldo Gazzetta (PSD) esteve com diretores da Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp) e recebeu a indicação de que há boa chance de a obra ser incluída no cronograma de construção das marginais da Rondon. “Faltam detalhes para que isso seja confirmado, mas é grande a possibilidade da obra, esperada há décadas, ser feita”, destacou Gazzetta ao JC após o encontro.

Conforme a coluna Entrelinhas está noticiando nesta quinta-feira (18), o governador Márcio França (PSB) é esperado em Bauru na semana que vem. Ele viria como atual governador, conciliando com o fato de ser também candidato à reeleição, onde concorre com João Doria (PSDB) no segundo turno das eleições. Se ele de fato confirmar a visita, este deve ser um dos anúncios de França para a região.

O custo estimado para o novo viaduto ainda não está fechado, mas seria superior a R$ 6 milhões. A obra seria incluída pela Artesp nas obrigações da Concessionária ViaRondon durante a construção das marginais, que está no primeiro dos quatro lotes previsto. Não haverá ônus ao município, mas a Artesp pode negociar com a concessionária algumas condições, entre elas o próprio prazo final da obra, para contemplar o viaduto da Cruzeiro do Sul, que será importante já durante as obras das marginais, pois o viaduto da Avenida Duque de Caxias ficará pelo menos quatro meses fechado, conforme o JC revelou em setembro passado.

A Secretaria de Planejamento (Seplan) fez quatro encontros, um em cada lote, e recebeu demandas de moradores e empresários, que foram reunidas em audiência pública na Câmara Municipal, na semana passada.

A construção do viaduto foi considerada uma das prioridades, para dar opção ao trânsito antes do viaduto da Duque ser interditado. Foi ainda citada a necessidade de infraestrutura em três quilômetros de vias dentro da cidade para dar conta do tráfego.

MUDANÇA

Por fim, a sugestão de que após a conclusão da primeira parte da obra, em andamento no momento, o terceiro e quarto lotes sejam priorizados – indo da altura do viaduto com a Avenida Rodrigues Alves até o trevo do Gasparini. “Nesses dois lotes, não há restrições, ao contrário do segundo, que é justamente onde está o viaduto da Duque e a Cruzeiro, e onde o impacto no trânsito será maior. A princípio, a Artesp recebeu bem a proposta de que o segundo lote fique para o final, como forma de permitir a construção do viaduto na Cruzeiro do Sul antes de interditar a Duque, para amenizar os transtornos nessa região”, lembrou Gazzetta. Porém, a iluminação da rodovia e das marginais ainda não foi confirmada, e é outro aspecto em que o município poderá buscar a inclusão dentro da previsão das marginais da Rondon.

As obras nas marginais chegaram a ficar meses paradas, e após o JC mostrar o caso em matérias, em julho, o Ministério Público (MP), através do promotores Henrique Varonez, e a Câmara, com os vereadores Natalino da Silva (PV) e Yasmim Nascimento (PSC), voltaram a cobrar soluções da ViaRondon e Artesp. A ViaRondon retomou os trabalhos em agosto, mas a discussão dos problemas continua.

Convênio das marginais ainda precisa ser assinado

A assinatura do convênio das marginais entre a Artesp, prefeitura e concessionária ainda não ocorreu. De acordo com a Artesp, o acordo foi parcialmente aprovado, mas ainda restam pontos que precisam de definição, o que ocorrerá em outro momento. O prefeito Clodoaldo Gazzetta cita que a divergência está na parte em que a prefeitura não se responsabilizará por eventuais custos de desapropriação ou qualquer valor da obra. “Esse ponto o Ministério Público (MP) já reconheceu que de fato o município não deve arcar, a responsabilidade é da ViaRondon, este é o aspecto principal que ainda impede a assinatura do convênio. A prefeitura já está dando sua contrapartida em doar todas as áreas municipais que serão usadas, pois a obra é estadual. Conversamos com a Artesp sobre a continuidade das obras normalmente até que o convênio seja assinado”, frisou.

Fonte: https://m.jcnet.com.br/Bairros/2018/10/viaduto-na-cruzeiro-pode-ser-confirmado.html?utm_source=Whatsapp&utm_medium=referral&utm_campaign=Share-Whatsapp

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!