Um cardume de tilápias no Rio Bauru, na altura do cruzamento da av. Nuno de Assis com a alameda dos Heliotrópos (no acesso ao Parque Vista Alegre), tem chamado a atenção dos moradores. Um leitor do JCNET/JC fez o registro dos peixes em vídeo (veja no final).
Segundo a assessoria de imprensa do DAE de Bauru, a revitalização do rio é resultado das obras de instalação de interceptores de esgoto ao longo da Nuno.
A maior parte da obra foi concluída em 2017 e o principal curso d’água bauruense está quase livre do depósito de dejetos na área urbana, que são despejados em um trecho posterior do rio, na área rural do município. Entretanto, não é recomendado que as pessoas pesquem no local e consumam esses peixes já que o Rio Bauru não está 100% despoluído.
Segundo o DAE, 11 afluentes do Rio Bauru já estão totalmente livres de esgoto.
De acordo com o titular da Semma, Sidnei Rodrigues, todos os dejetos serão coletados e tratados após a conclusão das obras da ETE Vargem Limpa, prevista para ser entregue em 2020. Contudo, cardumes de lambaris e tilápias já são vistos em alguns córregos do município há meses.
Confira os vídeos de Dirceu Correia/Divulgação: