PT vai à ONU e ao STF para defender direito de registrar candidatura de Lula

0
914
Brasília - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa do 3º Congresso Nacional da Juventude do PT (Antonio Cruz/Agência Brasil)

O candidato a vice na chapa presidencial do PT, Fernando Haddad, disse nesta segunda-feira (3) que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tomou a decisão, após consultar os advogados dele, de provocar o Comitê de Direitos Humanos da ONU e o Supremo Tribunal Federal (STF) a fim de garantir o registro de sua candidatura à Presidência da República.

Haddad fez esse anúncio após se reunir em Curitiba com o ex-presidente, dois dias após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ter decidido, por 6 votos a 1, rejeitar o registro de candidatura de Lula com base na Lei da Ficha Limpa.

“Ele (Lula) tomou a decisão, por meio dos seus advogados, de peticionar junto à ONU para que se manifeste sobre a decisão das autoridades eleitorais brasileiras”, disse Haddad, após deixar a Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, onde o ex-presidente está preso.

Haddad, cotado para substituir o ex-presidente, afirmou que a defesa de Lula vai apresentar ao STF duas petições, com pedido de liminar, uma na esfera criminal e outra na eleitoral, para assegurar o direito dele de continuar na corrida ao Palácio do Planalto. O ex-presidente, segundo Haddad, quer que essa decisão ocorra antes do prazo de 10 dias que o TSE deu para que a coligação substitua o nome de Lula como cabeça de chapa.

Fonte: https://www.jcnet.com.br/Nacional/2018/09/pt-vai-a-onu-e-ao-stf-para-defender-direito-de-registrar-candidatura-de-lula.html

Deixe uma resposta