O primeiro ônibus elétrico da frota do transporte coletivo de Bauru deverá chegar à cidade ainda neste mês, com previsão de começar a circular em setembro. Em seguida, um segundo veículo, também adquirido pelas empresas concessionárias do serviço, deverá desembarcar no município para iniciar suas atividades até outubro.
A informação foi confirmada nessa quarta-feira (22) pelo prefeito Clodoaldo Gazzetta ao Jornal da Cidade. Os ônibus foram comprados pelas empresas ao valor de R$ 1,8 milhão, cada, após pedido feito pelo chefe do Executivo em janeiro do ano passado.
“É o início de um processo, com dois ônibus dotados de tecnologia avançada, com motores que não emitem poluentes e são mais silenciosos. É um modelo embrionário de transporte público sustentável que, certamente, será o modelo adotado pelas principais cidades do mundo nos próximos 30 anos”, avalia Gazzetta.
Fabricados pela montadora chinesa BYD e encarroçados pela Marcopolo, os veículos terão capacidade para transportar 32 pessoas sentadas e 38 em pé e serão movidos a bateria de lítio, que garantem autonomia de 250 quilômetros. As linhas em que irão operar ainda terão de ser definidas pela Emdurb, já que os chassis são mais baixos do que os convencionais, o que impossibilita o tráfego em vias com muitos desníveis. “Teremos de optar por itinerários que não tenham lombadas altas e valetas mais profundas”, acrescenta o prefeito.
RECARGA NAS GARAGENS
O primeiro ônibus a entrar em atividade foi comprado pela empresa Cidade Sem Limites e o segundo, pela Grande Bauru. Conforme o JC apurou, as garagens de ambas já estão com as bases de recarga de bateria instaladas. “É como se fossem bombas de combustível, mas que abastecem os veículos com energia elétrica”, cita o prefeito.
A aquisição dos ônibus não está prevista no contrato de concessão firmado entre poder público e as duas empresas, mas a prefeitura garante que o investimento não irá gerar qualquer impacto na tarifa do transporte coletivo. A previsão é de que, somente com o encerramento do contrato vigente, em 2019, uma nova licitação seja aberta incluindo a obrigatoriedade de implantação de um cronograma de expansão da frota de ônibus elétricos.
LONGO PRAZO
Gazzetta antecipa que a intenção é estabelecer um contrato de longa duração, entre 10 e 20 anos. “O estudo que será feito para o processo licitatório irá apontar, entre outros aspectos, qual o melhor prazo e a quantidade de ônibus que deverá entrar em operação até o final dele. Campinas, por exemplo, prevê substituir praticamente toda a frota nos próximos 50 anos”, observa.
Apesar de os ônibus elétricos custarem quatro vezes mais do que um veículo convencional, estimado em R$ 400 mil, o prefeito destaca que o investimento, ao longo do tempo, compensa. Isso porque os veículos possuem vida útil bem maior e custos menores para abastecimento, ao substituir o uso de combustíveis fósseis por energia elétrica.
É claro que, inicialmente, os ganhos ambientais não serão visíveis, já que a frota atual do transporte coletivo conta com 234 veículos. Mas, com a concretização do cronograma de expansão durante as próximas décadas, a expectativa é de os benefícios esperados possam ser aferidos. “Em Bauru, principalmente na área central, onde o tráfego de ônibus é mais intenso, a expansão do transporte coletivo com ônibus elétricos deverá trazer melhoria na qualidade de vida das pessoas”, diz.
Fonte: https://www.jcnet.com.br/Geral/2018/08/nibus-eletrico-deve-chegar-neste-mes.html