44 anos contando a história de Bauru

0
1883
Bauru Ilustrado completa 42 anos. 12/12/2016 Luciano Dias Pires

O Bauru Ilustrado, suplemento publicado mensalmente pelo Jornal da Cidade, completa hoje 44 anos. O lançamento ocorreu em 13 de dezembro de 1974, na antiga Associação dos Engenheiros da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, que funcionava ao lado do Ginásio Panela de Pressão, do Esporte Clube Noroeste.

Publicado de maneira ininterrupta, começou de maneira independente e, em 1976, passou a fazer parte do JC, chegando à edição 511 no último sábado. O Bauru Ilustrado é veiculado no primeiro ou segundo sábado do mês.

“Comecei o Bauru Ilustrado de forma independente e, dois anos depois, passou a ser um suplemento do JC, saindo todo mês, com o apoio do Alcides Franciscato e do Renato Zaiden. Procuro falar de vários temas da vida da cidade, desde a política até o esporte, cultura, os grandes Carnavais, eleições para prefeito, vereador e deputado, os acontecimentos que marcaram a cidade. Também conto com a grande colaboração da população, que nos concede entrevistas, fotos, depoimentos e ajuda a recontar a história de Bauru. O nosso acervo tem mais de 20 mil fotos, que contam o que aconteceu”, cita o jornalista e historiador Luciano Dias Pires, editor do suplemento.

A seção conhecida como ‘Retrato de Família’ é uma das principais, frisa Pires. “Nesses anos, já contamos a história de 350 famílias que vieram para Bauru em diferentes épocas, desde o começo da cidade. E são famílias do Brasil e estrangeiras, de diferentes origens, o que mostra como a cidade acabou sendo formada. Alguns pioneiros entrevistei, outros a gente conseguiu por meio de documentos, publicações, e assim, contar a origem do município”, lembra.

O jornalista Luciano Dias Pires cita também que completará 70 anos de atuação na imprensa em 2019 e 90 anos morando em Bauru – ele nasceu em Botucatu, mas veio para a cidade aos dois anos. “Eu vim para cá em 1929 e, em 1949, comecei na Bauru Rádio Clube. No ano que vem, espero continuar tendo forças para completar mais um ano de Bauru Ilustrado e chegar a 45 anos de publicações”, afirma.

Divulgação/Bauru Ilustrado
Luciano Dias Pires, Celina Alves Neves, Valzinho, Fauzer Banuth, Renato Braga, Oquendo Lopes e Sérvio Coube no dia do lançamento, em 1974

FATOS RELEVANTES

Diante de tantos fatos relevantes na história de Bauru, ele cita alguns pontos que merecem destaque porque influenciaram ou marcaram muito a vida da população.

“A chegada das ferrovias é algo que sempre é lembrado, porque a cidade cresceu através da estrada de ferro, seja com a Noroeste, Paulista ou Sorocabana. Falamos sempre também de aspectos políticos, os prefeitos e vereadores que já passaram pela cidade, os deputados federais e estaduais que representaram a região. E, no esporte, os grandes confrontos entre Noroeste e Bauru Atlético Clube, o antigo Lusitana, que fazia as duas torcidas esperarem muito os jogos. O antigo futebol varzeano, as escolas, as festas de Carnaval e os acontecimentos sociais, esses também são assuntos que sempre estão na memória das pessoas e que mostramos”, afirma.

Edição de estreiaLuciano Dias Pires recorda algumas das matérias publicadas na primeira edição, em 13 de dezembro de 1974. “Fiz uma matéria com uma moça que vendia pamonha durante o dia e, no período da noite, estudava na antiga Fafil, a atual USC. Outro assunto foi uma entrevista com um carregador de malas, que ajudava quem chegada de trem na estação. Era uma profissão que já estava no fim e, depois, realmente acabou”.

Deixe uma resposta